Cuidados que massagistas devem ter ao fazer uma massagem

Submitted by Massagistas on qua, 03/21/2018 - 17:24

Apesar de massagistas terem inúmeras aplicações e técnicas de massagem, diversas terapias de massagem possuem vantagens, e desvantagens, em diversos casos a massagista deve dar uma atenção especial na utilização da massagem, pois a sua prática pode não ser adequada para pessoas que tenham problemas de varizes, pele inflamada ou infectada, denotem algum estado febril, epilepsia, dores agudas ou persistentes, etc.

cuidados a serem tomados por massagistas em uma massagem

Além das massagistas terem de seguir algumas regras na massagem, existe também o que pode e o que não pode ser feito, por exemplo:

  • Não massagear uma zona inflamada ou com lesões visíveis
  • Não massagear as cartilagens de conjunção das crianças
  • Não massagear um calo ósseo nem articulações com lesões
  • Não massagear o ventre das grávidas a partir do 3º mês
  • Não massagear uma pessoa com o estômago cheio ou bexiga cheia.

É sempre aconselhável uma consulta ao seu médico terapeuta assistente antes de fazer uma massagem, exceto se a massagem se destinar simplesmente ao relaxamento e não como uma forma de terapia complementar para o alívio de certo tipo de doença.

Relembramos que qualquer massagem em pessoas doentes deve ser sempre prescrita por um médico e executada por um massagista qualificado

A prática da massagem traz inúmeros benefícios ao paciente, mas deve-se estar sempre alerta para eventuais perigos, nomeadamente em casos de abuso na sequência de tratamentos. Um tratamento deve ser corretamente planeado para permitir ao paciente o descanso necessário entre sessões. Como é costume ouvir dizer: "tudo o que é demais não presta!"

Alertamos para desvantagens dos excessos da prática da massagem ou para a prática incondicional da mesma aplicadas por massagistas quando não seja assegurada a integridade psicofísica da pessoa que a recebe.

Comentar

HTML restrito

  • Tags HTML permitidas: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd> <h2 id> <h3 id> <h4 id> <h5 id> <h6 id>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.